Associação Brasileira de Batata In Natura

Ciclone deverá atingir o Brasil no início de Dezembro

Imagem retratando um ciclone.

O mês de dezembro se inicia com um alerta meteorológico para diversas regiões do país. Segundo o Meteored, a formação de um novo ciclone no Sul do país, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, será acompanhada por uma frente fria que deve provocar chuvas intensas e temporais nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a partir desta terça-feira (2 de dezembro).

Produtores rurais e a população devem estar atentos aos riscos de eventos severos, incluindo queda de granizo e alagamentos pontuais.

A Organização do Ciclone e o Início dos Temporais

As instabilidades começaram a se manifestar na segunda-feira (1º de dezembro), com uma baixa pressão atmosférica provocando chuvas e tempestades isoladas nos estados do Sul e em áreas do Mato Grosso do Sul.

O novo ciclone passa a se organizar e se intensificar durante a noite de segunda-feira. Na manhã de terça-feira, já estabelecido sobre o oceano Atlântico, o sistema direciona as instabilidades para o sul da Região Centro-Oeste, São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná, com chuvas de intensidade moderada.

Risco Máximo de Granizo e Alagamentos na Terça-feira (02/12)

A situação mais crítica é esperada para a tarde de terça-feira, quando a intensidade das chuvas aumenta consideravelmente e atinge uma vasta área do país, incluindo:

  • Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
  • Sul de Goiás
  • São Paulo e Rio de Janeiro
  • Sul de Minas Gerais e Paraná

Alerta: O sistema de baixa pressão ligado ao ciclone aponta risco elevado de tempestades, queda de granizo e transtornos como alagamentos pontuais nessas regiões.

As instabilidades perdem força somente à noite, tornando-se mais restritas ao Centro-Oeste e a Minas Gerais.

Quarta-feira (03/12): O Afastamento do Ciclone e Foco no Sudeste

Na quarta-feira, 3 de dezembro, o sistema de ciclone já não influencia diretamente a Região Sul, que deve ter tempo firme e períodos de sol. No entanto, a frente fria mantém a instabilidade no centro do país.

A umidade se reforça e mantém a ocorrência de precipitações intensas, sobretudo no Sudeste e Centro-Oeste. O Meteored destaca o Espírito Santo como área de atenção especial para possibilidade de tempestades, queda de granizo e novos transtornos.

A projeção de acumulados indica volumes distribuídos, com maiores registros no Mato Grosso, no centro-sul do Mato Grosso do Sul e no sudeste de Minas Gerais, podendo alcançar 80 milímetros.